quarta-feira, 22 de julho de 2015

Músculos Estabilizadores do Ombro

Bom dia !!!

A dica de hoje é sobre o Músculos Estabilizadores do Ombro...

Um bom treino, seja ele de hipertrofia ou emagrecimento, tem que ter o foco não apenas em exercícios que promovam melhoras visíveis, mas também na melhora da sustentação e estabilização de certos grupamentos musculares. Desta forma, com o fortalecimento de certos músculos que servem de base para determinados movimentos, você conseguirá uma melhor eficácia no treinamento e diminuirá consideravelmente os riscos de lesões. Com o manguito rotador, que é um complexo muscular do ombro, não é diferente.



O que é o manguito rotador?

O manguito rotador não é um músculo isolado, mas um grupamento responsável pela estabilização dos movimentos do ombro. O grupamento dos músculos do manguito rotador são o supra-espinhoso, subescapular¸redondo menor e infra-espinhoso que cobre a epífise proximal do úmero (encaixe do úmero na escápula) e tem uma enorme importância na estabilização¸ força e também na mobilidade da articulação dos ombros. O manguito rotador auxilia na potencialização da rotação¸ tanto externa quanto interna dos braços e ainda auxilia na estabilização e elevação da articulação glenoumeral.



Traduzindo todos estes conceitos, o manguito rotador participa na estabilização de movimentos de rotação de ombro. Pense nos movimentos de musculação que utilizam a articulação do ombro. Praticamente todos eles utilizam algum movimento de rotação de ombros. Desde exercícios para peitorais, costas e alguns para braços. Por isso, separar em seu treinamento de ombros alguns exercícios para fortalecer o manguito rotador não é perda de tempo, mas sim potencializar seu treino. Com a estabilização adequada, você melhora em muito a força de alavanca do ombro, que permite que você consiga suportar mais carga e ainda previne uma série de lesões.

Você tem que ter consciência de que as articulações do ombro são as mais móveis do corpo, pois realizam praticamente todos os movimentos em todas as direções. Tanta mobilidade tem um preço, a facilidade de ocorrerem luxações ou problemas de ligamento. Por isso é fundamental que você exercite seu ombro e seu manguito rotador para ter a base necessária para os demais exercícios.

Principais lesões de ombro

Vamos focar em 3 principais lesões, a lesão do manguito rotador, a síndrome do impacto e a instabilidade do ombro.
– Lesão de manguito rotador: uma das lesões mais comuns, isso por que o manguito rotador é um complexo articular formado por quatro músculos: redondo menor, supra- espinal e infra-espinal, além do subescapular. Esses músculos tem origem na região da escápula e se inserem diretamente no úmero. Eles atuam proporcionando uma estabilidade dinâmica para o ombro, que vai permitir o movimento desta articulação de maneira segura. Quando algum destes músculos é lesionado, a maioria das pessoas se queixam de sentirem dores ao executar movimentos como a rotação externa, abdução ou ainda a rotação interna.
– Síndrome de impacto: basicamente a síndrome do impacto é caracterizada como sendo uma lesão causada por uma tendinite, que é oriunda do impacto entre o manguito rotador e o acrômio. Repetições consecutivas de movimentos como abdução, causam este tipo de lesão.
– Instabilidade do ombro (luxação): é a lesão caracterizada pelo deslocamento da cabeça do úmero da cavidade glenóide. É muito comum em pessoas que nascem com uma cavidade mais rasa, de modo que o úmero literalmente saia de dentro desta cavidade.

Como evitar as lesões de ombro?
De maneira geral, algumas atitude fazem com que você evite as lesões de ombro. Selecionamos alguns itens:
1° Fortaleça o manguito rotador: com toda a certeza, este é o item mais importante! Praticamente todas as lesões tem sua origem em um manguito rotador enfraquecido. É muito importante que em sua planilha de treinos, você tenha estes exercícios específicos para o fortalecimento do manguito rotador, feitos pelo menos 2 vezes por semana. Isso vai fazer com que seu ombro fique menos instável e que as lesões não ocorram com tanta facilidade.
2° Evite o excesso de movimentos de abdução acima de 90º: este tipo de movimento pode desencadear a síndrome do impacto em pessoas com predisposição. Como somente através de cirurgias podemos verificar quem apresenta este quadro, o ideal é evitar este tipo de movimento. Isso não quer dizer que você precise abolir para sempre os exercícios que se baseiam neste tipo de movimento, mas sim ter cuidado para não usar apenas eles em seu treino de ombros.
3° Melhore a flexibilidade: um ombro mais forte e flexível, tende a ter muito menos incidência de lesões. Por isso, use em sua rotina de exercícios, alguns alongamentos específicos para o complexo articular do ombro.
4° Cuidado com as cargas: por ser uma articulação altamente instável, o ombro não deve ser treinado com cargas excessivamente altas. Isso vai fazer com que sejam aumentados o impacto e a instabilidade na região. Se quer treinar de maneira intensa, use as outras variáveis para melhorar seu treino.


Nas próximas semanas passaremos mais informações sobre outros músculos estabilizadores. Não perca !!!


 
Curta nossa página
https://www.facebook.com/pages/Silão-Suplementos/1469965856634000?ref=hl

Acesse a SSF Suplementos: http://ssfsuplementos.mercadoshops.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário