terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Efeitos da cafeína no emagrecimento

Bom diaaa

O conhecimento de certos acontecimentos fisiológicos pode ser usado de maneira inadequada, no sentido de enganar pessoas em função de ganhos financeiros exponenciais. Se formos buscar exemplos disso, com toda a certeza encontraremos na cafeína um dos mais expressivos. Sabendo de seus efeitos sobre o emagrecimento, muitas pessoas se beneficiaram disso para enganar pessoas desavisadas.


De uma maneira geral, a cafeína é uma substância já conhecida por ser estimulante. Diversos estudos apontam para a melhora da função cerebral com doses adequadas de cafeína. Porém, nos últimos tempos a ciência da nutrição vem estudando os efeitos da cafeína sobre o emagrecimento.

Veja agora o que alguns estudos mostram em relação a cafeína e o emagrecimento!

Cafeína e emagrecimento, na dose certa, uma dupla imbatível!
Altimari (2006) já havia realizado um estudo que mostrava que a cafeína era um potencializador de performance em exercícios anaeróbicos. O mesmo autor, em 2003 realizou um estudo que comprovava que a cafeína potencializava a performance em exercícios de média e longa duração.
Desta maneira, a ciência já produziu uma centena de estudos que mostram o potente efeito que a cafeína tem sobre a performance. Sua ação estimulante no sistema nervoso central não é apenas útil para fins cognitivos ou produtivos, mas também de performance.
Já na aplicação da cafeína para o emagrecimento, temos alguns estudos mais recentes, pois não fazem muitos anos que os estudiosos vem se atentando para o fato dela produzir e potencializar a eliminação de gordura.
Em um estudo realizado por Nogueira (2011) foram avaliados os efeitos da suplementação de cafeína sobre o processo de emagrecimento. Neste estudo, foram avaliadas 8 mulheres entre 20 e 50 anos, que foram selecionadas de maneira aleatória. Estas foram divididas em um grupo que fez a ingestão de 250 mg de cafeína 30 minutos antes dos exercícios e o grupo placebo.
Estas mulheres foram submetidas ao treinamento físico geral durante 2 meses, com pelo menos 3 sessões semanais. Ao final deste período, foram avaliadas através de avaliação antropométrica. O estudo mostrou que o grupo que fez a utilização das doses de cafeína apresentou 12% a mais de resultados positivos (emagrecimento) quando comparado ao grupo que fez a utilização de placebo.
Em um outro estudo de Dallo (2006) foram avaliados 33 homens, com um procedimento muito similar ao estudo citado acima. Porém, neste estudo foi encontrada uma melhora no processo de emagrecimento de mais de 16%, após 3 meses de utilização.

Veja agora qual a explicação fisiológica para o fato da cafeína auxiliar no processo de emagrecimento!

Cafeína e emagrecimento, explicação fisiológica
Muito mais do que apenas um estimulante ou termogênico, a cafeína tem um efeito que acentua o processo de emagrecimento. Em sua ação no organismo, a cafeína auxilia no processo de retirada das moléculas de gordura das células, fazendo com que estas sejam jogadas na corrente sanguínea. Desta forma, se a utilização de cafeína vier acompanhada de prática de atividade física, o corpo irá usar tais moléculas como fonte energética, expelindo pela urina e pela respiração os subprodutos lipídicos.
Ou seja, além de aumentar as taxas basais, a cafeína ainda irá auxiliar no complexo processo de retirada das moléculas de gordura das células. Desta maneira, será muito mais fácil de eliminar gordura.
Parece algo fantástico, não é? Mas nem tudo é tão lindo como parece. Veja agora algumas precauções que você precisa ter na utilização de cafeína!
Cafeína, tome cuidado ao ingerir!
Se você olhar a bula dos suplementos termogênicos mais famosos do mundo, verá que todos eles têm elevadas doses de cafeína. Isso explica o fato de muitas pessoas que fazem a utilização prolongada e sem o devido controle destes suplementos, apresentarem problemas de saúde e de comportamento.
Nos Estados Unidos, indica-se a utilização de no máximo 4 mg por quilo corporal em adultos e 1 mg por quilo corporal em crianças e adolescentes.
No Brasil ainda não temos um consenso, mas utiliza-se valores muito próximos aos dos Estados Unidos.
O que podemos concluir é que a cafeína, quando usada da maneira correta, é um potencializador do processo de emagrecimento. Porém, seu uso deve ser feito com cuidado e acompanhamento de um bom profissional de nutrição.
Curta nossa página:
https://www.facebook.com/Silão-Suplementos-1469965856634000/timeline/?ref=
Na Silão Suplementos você encontra diversos produtos à base de cafeína. Consulte-nos !



Nenhum comentário:

Postar um comentário