Bom dia pessoas !!!
Sabe aquela cintura fina, que muitas mulheres e homens tem e que salienta o formato de V da parte superior de seus corpos? Ela provavelmente é decorrente de uma boa dieta e do fortalecimento adequado de um músculo que nem tem movimentos específicos na musculação com pesos. Estou falando do transverso abdominal, um músculo que muitas vezes é deixado de lado e com isso, compromete a qualidade do treinamento.
Mas antes de falarmos mais especificamente de como trabalhar com o transverso abdominal, precisamos entender como ele atua e sua posição anatômica.
Transverso abdominal, anatomia e funções
O músculo transverso abdominal não pode ser treinado com pesos, pois ele tem uma função bastante específica. Para entender a função do transverso abdominal, imagine uma cinta que passa por sua linha de cintura. O transverso abdominal fica nesta região e sua função é comprimir as vísceras contra a coluna lombar. Resumidamente, o transverso abdominal é o músculo que “puxa” seu abdômen para “dentro”.
Ou seja, para ser ativado, o transverso do abdômen precisa de movimentos isométricos. Portanto, além dos treinos específicos para este músculo, a conscientização corporal de contraí-lo durante movimentos que não são específicos para a musculatura abdominal.
Por exemplo, durante o agachamento, se você contrair o abdômen, de uma maneira indireta, estará solicitando um pouco de atividade do transverso abdominal. Mas é lógico que esta ação secundária não é suficiente para ter um reto abdominal forte e bem estabilizado.
Para isso, iremos precisar de exercícios específicos, que podem ser feitos em qualquer local (até mesmo durante outras atividades, como dirigir ou trabalhar). Portanto, não existem desculpas para não trabalhar com esta musculatura, tão importante para a manutenção da funcionalidade e para fins estéticos.
Veja agora algumas sugestões de como trabalhar especificamente o transverso abdominal!
Exercícios para o transverso abdominal
O exercício mais conhecido para ativar de maneira eficiente o reto abdominal é velho conhecido de quem gosta de fisiculturismo. O Stomach Vaccum é uma técnica que foi bastante usada pelos fisiculturistas da old school, mas que está voltando com bastante força.
Basicamente, todos os exercícios que são feitos para o transverso abdominal seguem esta linha do stomach vaccum, já que a ação muscular é simples e única.
No stomach vaccum, estamos com o abdômen apontado para baixo, o que impõe uma maior sobrecarga para que você possa “puxar” as vísceras. Já na variação do abdominal hipopressivo, temos um controle mais fácil.
Mas isso não quer dizer que você deva usar apenas um e largar o outro, pois dependendo do contexto em que são aplicados, ambos são altamente eficazes.
Lembre-se sempre, que quanto mais você fortalecer o transverso abdominal, mais facilidade você terá para conseguir uma boa linha de cintura (desde que sua dieta também venha de encontro a este objetivo!).
Ou seja, não existem desculpas para não treinar este músculo, pois como já mencionei, ele pode ser estimulado em qualquer local e falta de tempo não pode ser usado como motivo!
Devo treinar o transverso abdominal todos os dias?
Apesar de não ser um músculo que possa ser movimentado com estímulos externos, o transverso abdominal é formado pela mesma estrutura dos outros músculos. Portanto, precisa de descanso para que possa aumentar sua secção transversa. O ideal é executar estes movimentos de uma a duas vezes por semana, mas sempre dentro das individualidades de cada pessoa!
Curta nossa página:
https://www.facebook.com/Silão-Suplementos-1469965856634000/timeline/?ref=hl
Nenhum comentário:
Postar um comentário