quinta-feira, 24 de março de 2016

Uso da maltodextrina como suplemento energético

Bom dia... 

A Maltodextrina é um carboidrato resultante da hidrólise (quebra) do amido ou da fécula, normalmente se apresentando comercialmente na forma de pó branco. Sua composição é de uma mistura de vários oligômeros (fragmentos menores) da glicose, resultando assim uma fonte rápida de energia.


O exercício físico, de maneira geral reduz as reservas de carboidrato do organismo. No exercício físico prolongado ou intenso, os níveis de glicogênio muscular (estoque nos músculos de carboidrato) são reduzidos de maneira ainda mais acentuada, obrigando a constante preocupação com sua correta reposição, fundamental para manter seu efeito ergogênico, necessário em todas as atividades esportivas.

A suplementação adequada de carboidratos para atletas e praticantes de atividade física é importante para:

- manutenção da saúde, prevenindo a queda da glicemia (níveis de glicose no sangue) que pode acarretar sintomas como: apatia, fraqueza, tremores, dificuldade em realizar movimentos simples e em casos severos até mesmo convulsões e coma)

- crescimento muscular adequado, quando a taxa de carboidrato é muito baixa no organismo, as proteínas desviam-se de suas funções específicas, como construção dos tecidos musculares, para obtenção de energia no lugar do carboidrato e também para o retardo à fadiga, através da liberação de glicose para o sangue.

Concluímos através da análise de vários estudos que, caso não haja a ingestão adequada de carboidratos em todas as refeições e principalmente no pós treino, ao invés de ganhos musculares (anabolismo), o que ocorre é a perda muscular (catabolismo), pois as proteínas serão utilizadas como fonte de energia no lugar do carboidrato e não para construção muscular. No entanto, observou-se em vários estudos, a baixa adesão dos atletas, de diferentes modalidades, ao seu consumo na quantidade correta, o que pode acarretar em complicações para a saúde e ao não ganho de massa muscular, conforme explicado acima.


Referências Bibliográficas:

1. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde; Hernandez, José Arnaldo e Nahas, Ricardo Munir. Rev Bras Med Esporte – Vol. 15, No 3 – Mai/Jun, 2009.

2. Interventions to lower the glycemic response to carbohydrate foods with a low-viscosity fiber (resistant maltodextrin): meta-analysis of randomized controlled trials, Geoffrey Livesey, Hiroyuki Tagami The American Journal Of Clinical Nutrition,2009.

Siga-nos no Instagram: @SilãoSuplementos 

Curta nossa página: www.facebook.com.br/SilãoSuplementos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário