O colágeno é a principal proteína estrutural do corpo humano, ou seja, é responsável pela sustentação de células e órgãos, como pele, ossos, cartilagens, ligamentos, vasos sanguíneos, tendões e responsável pela cicatrização e/ou regeneração em caso de corte ou cirurgia, e acredita-se que é também sua falta é um dos responsáveis pelo envelhecimento humano.
Os atletas e praticantes de atividades físicas, ainda que tomem as devidas precauções, tem uma tendência maior a terem desgastes em suas articulações, cartilagens, ligamentos e tendões, além de estarem também mais sujeitos a lesões de diversos tipos. Por esse motivo, esse público vêm cada vez mais buscando tanto a ingestão de colágeno via alimentação através dos alimentos de origem animal, tais como as carnes (principalmente as vermelhas), ovos, frango e peixes, e também na forma de suplementação.
Estudos recentes demonstram que a suplementação de colágeno tem se mostrado eficiente para a saúde e proteção das articulações e ossos, além de prevenir uma série de doenças relacionadas a deficiência dessa proteína, como por exemplo: má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento (em caso de crianças e adolescentes), inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, entre outros.
As dosagens da suplementação variam, pois em quesito alimentação / suplementação deve ser sempre individualizada, específica para aquele indivíduo, porém existem estudos, que sugerem que os benefícios do colágeno têm uma maior eficiência quanto suplementado entre 4g a 10g por dia. A sua forma de composição mais indicada é a hidrolisada, pois é de maior e mais rápida absorção e é também a forma mais encontrada na indústria de suplementos.
É importante lembrar que para a síntese (formação) e biodisponibilidade (o que é disponível para o corpo humano), também é necessário que os níveis de Vitamina C, Vitamina E, piridoxina, betacaroteno, ácido pantotênico e biotina, além dos minerais manganês, selênio, cromo, cobre, zinco e silício, também estejam adequados, pois são de extrema importância para que ocorra essa síntese de forma completa.
Referências Bibliográficas:
Imamura, Satiko Tomikawa; et.al. Efeitos do envelhecimento e do exercício físico sobre o colágeno do músculo esquelético humano; Rev Bras Reumatol – Vol. 39 – Nº 1 – Jan/Fev, 1999.
http://www.infoescola.com/histologia/colageno/
Rodrigues, Vergimari. Estudo clínico comprova os benefícios do Colágeno Hidrolisado no processo de envelhecimento cutâneo facial. A new concerning the effects of collagen hydrolisate intake on skin properties; Zague, Vivian; Arch Dermatol Res, 08/2008.
Siga-nos no Instagram: @SilãoSuplementos
Curta nossa página: www.facebook.com.br/SilãoSuplementos
Nenhum comentário:
Postar um comentário