quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

BCAA: seu efeito na recuperação e manutenção de massa muscular

Bom dia galeraaa

A suplementação de BCAA (Brain Chain Aminoacids) é comumente recomendada aos praticantes de atividades físicas e atletas de diferentes protocolos de treinamento, com as principais finalidades de: modulação da síntese protéica, auxiliar na recuperação muscular e minimizar o efeito do catabolismo; Sendo fundamenal aos praticantes do exercício resistido (musculação) que buscam a definição muscular, em atividades de endurance (maratona, triatlo, natação).

Durante o exercício físico, ocorre a captação de diversos aminoácidos através do tecido muscular, incluindo os aminoácidos de cadeia ramificada, (Que são aminoácidos essenciais, ou seja, somente pode ser ingerido por meio de dieta, o corpo humano não é capaz de sintetizar.). Se o exercício físico é prolongado, verifica-se significativa liberação de aminoácidos de cadeia ramificada pelo tecido hepático, juntamente à diminuição da concentração desses aminoácidos no plasma.

O músculo esquelético humano pode oxidar ao menos seis aminoácidos (leucina, isoleucina, valina, aspartato, glutamato e asparagina), entretanto, estudos comprovam que durante o exercício físico, os ACR são preferencialmente oxidados. 
Primeiramente os BCAA são oxidados a fim de gerar energia, devido à queda da glicemia, que é um efeito comum em durante exercícios físicos. Por exemplo, a concentração plasmática de leucina diminui entre 11 e 33% durante exercícios.

Sendo assim, estudos comprovam que há importância da suplementação de BCAA antes e após os exercícios físicos, devido ao processo natural de oxidação de aminoácidos durante exercícios físicos e seu mecanismo de ação na síntese proteica minimizando a perda de massa muscular (catabolismo), estimulando a hipertrofia e favorecendo o encurtamento da recuperação muscular, evitando dores, fadiga, favorecendo as recuperações em micro traumas musculares causadas por exercícios físicos, potencializando a liberação do hormônio do crescimento (GH), favorecendo a secreção de insulina e processo de cicatrização, melhorando o sistema imunológico além de estimularem a produção de glutamina e alanina, entre outras substâncias necessárias ao seres humanos em geral, porém com mais necessidade em praticantes de atividades físicas e atletas.

Os BCAAs também podem ser aliados ao processo de emagrecimento devido a melhora da composição corporal.

As doses recomendadas por estudos científicos variam, alguns estudos investigaram a suplementação com BCAA em doses de 6-20g dos aminoácidos. Outros expressaram sua dosagem em relação ao peso corporal, entre 60 a 310 mg/Kg/PC/dia. sendo dividida em metade antes e a outra metade após o exercício físico.

  Referências:

Junior, Moacir Pereira, Aspectos Atuais Sobre Aminoácidos de Cadeia Ramificada e Seu Efeito Ergogênico no desempenho Físico Humano, Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 6. n. 36. p.436-448. Nov/Dez. 2012.

Rogero, Marcelo Macedo. Aspectos atuais sobre aminoácidos de cadeia ramificada e exercício físico; Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas
Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences vol. 44, n. 4, out./dez., 2008.

Bassit, Reinaldo A. et.al, The effect of BCAA supplementation upon the immune response of triathletes; Official Journal of the American College of Sports Medicine, 2000.

Bacurau, R.F. Nutrição e Suplementação Esportiva, 5° edição, editora Phorte, São Paulo, 2007.

Na Silão Suplementos você encontra esse e outros produtos. Consulte-nos!!!



Siga-nos no Instagram: Silão Suplementos

Curta nossa página: www.facebook.com.br/SilãoSuplementos

Deixe sua sugestão sobre uma matéria que você gostaria de ver aqui no Blog. De sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário