terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Albumina: o que é e para quê serve

Bom dia!

A palavra albumina é derivada do latim ‘albus’, que significa ‘branco’, por ser uma proteína branca. Albumina é o nome que se refere de forma geral a qualquer proteína que é solúvel em água, moderadamente solúvel em soluções salinas, e sofre desnaturação com o calor.

As proteínas desta classe são encontradas no plasma. A albumina é a proteína presente em maior quantidade no plasma sanguíneo, sendo até mesmo utilizada como referência para estado nutricional, ou seja, caso a albumina esteja abaixo dos valores de referência, significa que o paciente encontra-se em risco de desnutrição, insuficiência renal, ou hepática.

Elas diferem das outras proteínas plasmáticas porque não são glicosiladas, ou seja, não se aderem a moléculas de glicose (carboidrato). Na alimentação, podemos encontrar a albumina na clara do ovo, que é definida por albuminóides. No leite também pode ser encontrada albumina, embora a proteína caseína seja predominante.

Dentre as diversas funções da albumina no organismo, encontram-se: manutenção da pressão osmótica, transporte de hormônios e bilerrubina, controle do Ph sanguíneo, redução e prevenção de edemas (inchaços), prevenção do catabolismo protéico, construção muscular, entre outros.

A albumina, principalmente a ovoalbumina, que é a albumina proveniente da clara do ovo é muito utilizada pela indústria farmacêutica para indivíduos enfermos e pela indústria alimentícia, principalmente para atletas e praticantes de atividade física que desejam aumento de massa muscular.

Referências Bibliográficas:

1) NSJ Santos, SA Draibe, MA Kamimura, L Cuppari; Albumina sérica como marcador nutricional de pacientes em hemodiálise, Rev. nutr, 2004.

2) R Maio, JB Dichi, RC Burini; Sensibilidade de indicadores da desnutrição protéico-energética em cirróticos com vários graus de disfunção hepatocelular; Arq. gastroenterol, 2004.

3) Assumpssão, Rosangela Aparecida Botinha, Mariotto, Thais Cesar, Carvalho, Francielle Rosson; Avaliação da Quantidade de Proteínas de Suplementos Dietéticos Proteicos; Tese Trabalho de Conclusão de Curso, 2008.

Você encontra esse e outros produtos na Silão Suplementos




Um comentário: