segunda-feira, 13 de junho de 2016

Waxy Maize: o que é e para que serve?

Boa semana!!!

Os carboidratos são a maior fonte de energia para o organismo humano, chegando a representar de 50 a 60% do valor energético total consumido no dia. Está disponível para o organismo através da dieta ou de suas reservas estocadas, chamadas glicogênio presente nos músculos e no fígado.


O Waxy Maize é uma fonte de carboidrato, o nome Maize vem de seu nome científico, Zea Mays, em espanhol Maize quer dizer milho. O Waxy Maize vem de uma variedade diferente do milho, a do milho ceroso e apresenta uma proporção de 70% de amilopectina e 30% de amilose, sendo considerado a forma vegetal do glicogênio (a mais parecida com o glicogênio propriamente dito, que fica armazenado no músculo).

Muito utilizado por praticantes de atividades físicas e atletas por se tratar de um carboidrato complexo, ou seja, possuir absorção gradativa, assim pode fornecer energia gradativamente e por um maior tempo, evita picos de glicose (taxa de açúcar no sangue) e conseqüentemente de insulina, uma opção para dietas com controle de índice glicêmico, por exemplo, podendo ser utilizado também por diabéticos.

Apesar de não terem muitos estudos realizados com Waxy Maize, os estudos disponíveis demonstraram que o consumo de Waxy Maize quando comparado a outras fontes de carboidratos, possibilitou um fornecimento de energia que favoreceu a utilização ao mesmo tempo de gordura, contradizendo o que muitos atletas e praticantes de atividades físicas pensam, que utilizando suplementação de carboidratos, a queima de gordura é automaticamente reduzida.

Referências bibliográficas:

1 - Roberts MD, Lockwood C, Dalbo VJ, Volek J, Kerksick CM. Ingestion of a highmolecular-weight hydrothermally modified waxy maize starch alters metabolic responses to prolonged exercise in trained cyclists. Nutrition. 2011 Jun;27(6):659-65. Epub 2010 Oct 15.

2 - Shimotoyodome A, Suzuki J, Kameo Y, Hase T. Dietary supplementation with hydroxypropyl-distarch phosphate from waxy maize starch increases resting energy expenditure by lowering the postprandial glucose-dependent insulinotropic polypeptide response in human subjects. Br J Nutr. 2011 Jul;106(1):96-104. Epub 2011 Feb 22.

Siga-nos no Instagram: 
@silãoSuplementos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário