O corpo precisa de gorduras para funcionar bem, só que não qualquer gordura ou em qualquer quantidade. O nosso corpo utiliza essas gorduras do bem para várias funções, entre elas a de criar células, já que a membrana é feita da prímula, uma planta de origem norte-americana, é possível se extrair um óleo que consegue oferecer diversos benefícios para o nosso corpo.
Ela também é chamada de evening primrose nos Estados Unidos porque as suas flores se abrem no horário do crepúsculo. Outros nomes comuns são: estrela da noite, prímula da noite, panaceia de reis, erva dos burros ou salgueiro noturno. O seu óleo contém ácidos graxos essenciais, como por exemplo, o ácido gama linolênico, que é bom funcionamento do organismo e que os quais não conseguimos produzir de forma natural.
Quais são os seus benefícios do Óleo de prímula
O óleo contém uma substância chamada de ácido gama linolênico (GLA), um tipo de ômega-6. Ele é utilizado como base para síntese da prostaglandina, que ajuda a combater inflamações e fortalece o nosso sistema imunológico. Por ser um agente anti-inflamatório o óleo é recomendado para diversas doenças como a artrite reumatoide. Esse óleo é tão poderoso que alguns estudos apontam que ele consegue até mesmo ajudar no tratamento do câncer de mama.
Entre outros óleos que são benéficos para o nosso organismo temos o ômega 3 e o ômega 6, encontrados principalmente em peixes. A presença desses ácidos graxos ajuda a reduzir as chances de câncer, já que combatem as substâncias chamadas de radicais livres que podem mudar a cadeia de DNA de algumas células e desenvolver uma mutação danosa.
Entre outros benefícios, o óleo de prímula ajuda no controle dos hormônios femininos, combatendo os sintomas da TPM tão comuns em algumas mulheres como as alterações de humor e dores nas mamas. Isso se deve ao fato do óleo apresentar o ácido linolênico, quem além de ser anti-inflamatório também atua na formação dos hormônios. Para quem sofre com dermatites, principalmente na época do verão, o óleo de prímula pode ser um santo remédio. Ele é fonte de GLA, uma substância muito importante na mediação da resposta inflamatória do organismo contra agentes invasores.
Esse óleo vem sendo utilizado há muitos anos para combater diversos males como hiperatividade, esquizofrenia, esclerose múltipla, entre outros. Ser adstringente, diurético, laxante, sedativo e mucilaginosa (ser rica em polissacarídeos) são apenas algumas das propriedades medicinais que essa planta apresenta.
Óleo de prímula engorda ou ajuda a emagrecer?
O óleo de prímula não é indicado para quem quer perder peso. Não há nenhum estudo que comprove a eficácia do óleo na perda de peso. Essa ideia de associar a substância à perda de peso deve-se ao fato de que ela ajuda a reduzir a gordura saturada. Presente em grande quantidade na carne vermelha, a gordura saturada é um grande vilão da saúde dos vasos sanguíneos. Ela é a responsável por entupir o lúmen do vaso e com isso pode provocar infartos cardíacos ou AVC. Porém, não há nenhuma ligação direta entre o óleo de prímula com a perda de peso.
Quanto a dúvida se engorda, não corre risco se tiver orientação profissional ou seguir a recomendação do fabricante.
Quanto a dúvida se engorda, não corre risco se tiver orientação profissional ou seguir a recomendação do fabricante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário